Tutoriais e Dicas

4 formas de liberar espaço interno no sistema Android

Apagando cache no Android

Hoje iremos mostrar formas de liberar espaço no Android, essas dicas sempre serão úteis e podem ser feitas sem qualquer dificuldade, a qualquer hora e irão funcionar em seu smartphone e tablet.

Algumas dessas dicas só poderão ser feitas com uma versão específica do sistema Android, então se não localizar algumas opções é que sua versão não é a mais recente, ou que a mesma opção foi colocada em outro lugar.

Confira 4 jeitos de liberar espaço no Android e assim ter mais memória interna para instalar jogos e aplicativos.

Para essas dicas, usamos um LG G2 com o sistema Android 4.4.2, como as fabricantes modificam o Android, algumas opções podem ter nomes diferentes por isso tentaremos ser o mais genérico possível para facilitar a vida de todos.

4 formas de liberar espaço interno em seu dispositivo Android

1. Apague tudo o que você não usa

desinstalar aplicativos Android

Logicamente que tudo ocupa um pouco de espaço em seu Android, então apague tudo o que não usa, as fotos que não usa, passe para o PC e apague do smartphone, faça o mesmo para os vídeos e músicas.

Mas a parte que vai liberar mais espaço na maioria das vezes é desinstalar seus jogos e apps, uma boa dica a se seguir é apagar os aplicativos que você não usa em mais de 30 dias e que não são essenciais ou para emergências para seu uso.

Para apagar os aplicativos e jogos vá em “Configurações”, “Aplicativos”, escolha o app ou game e aperte em “Desinstalar”.

2. Apague o cache

Apagando cache no Android

Muitas pessoas não sabem, mas os aplicativos e jogos fazem muito uso de cache, esse cache serve para acelerar algumas informações, depois de um tempo essas informações não são mais necessárias e ficam só ocupando espaço sendo mais do necessário que o usuário apague esse cache.

Para apagar o cache vá em “Configurações”, “Armazenamento”, “Dados armazenados em cache” irá aparecer uma janela popup com algumas informações então aperte em “OK”.

O procedimento acima irá apagar somente o cache dos aplicativos e jogos, mas seus dados continuarão do mesmo jeito, apagar o cache é importante principalmente quando você usa muito as redes sociais e o navegador várias horas por dia, eles são os que mais usam a habilidade do cache para acelerar a navegação e carregamento das informações.

Para facilitar existem alguns aplicativos que podem apagam o cache do Android, por exemplo, o aplicativo CCleaner, que ajuda encontrar dados que não são mais utilizados.

3. Desative aplicativos que você não usa

Desabilitar ou habilitar aplicativos no Android

Desativar os aplicativos não irá liberar espaço no seu Android, mas irá evitar que esses aplicativos façam cache e ocupem espaço sem necessidade.

Ao desativar os aplicativos todas as atualizações do mesmo são desinstaladas, ficando somente o próprio aplicativo, ao desativar ele não é excluído e pode ser restaurado a qualquer momento.

Para desativar os aplicativos e jogos que não usa e que vieram de fábrica no aparelho temos que ir em “Configurações”, “Aplicativos”, arraste para o lado até chegar na aba “Todos” e escolha o app que quer desativar e aperte em “Desinstalar atualizações” irá aparecer uma janela popup alertando que o aplicativo será desinstalado em aperte em “OK” duas vezes, depois de desinstalado basta apertar em “Desabilitar” e novamente em “OK”.

Como falamos é possível habilitar e desabilitar os aplicativos, para habilitar novamente o aplicativo vá em “Configurações”, “Aplicativos”, arraste para o lado até chegar na aba “todos” e selecione o app e aperte em “Habilitar”.

Obs: no LG G2 em aplicativos existe a aba desabilitar nesse lugar que você achará os aplicativos que foram desabilitados.

Essa tática de desabilitar os aplicativos é boa para quem quer um Android mais limpo sem que seja necessário Root ou sem precisar instalar uma nova ROM em seu aparelho.

4. Use a nuvem

Cloud

Eu não sou muito fã de serviços na nuvem, principalmente com os serviços de internet que existem no Brasil, mas ultimamente teremos que ir para essa estrada cedo ou tarde.

Para fotos recomendo usar o Google+ para fazer backup automático de todas que estão em seu aparelho, se quiser pode incluir os vídeos, essas fotos só podem ser vistas por você, mas lembre-se que o Google dá 15GB no total para todos os seus serviços juntos.

Para ativar o backup do Google + basta entra no aplicativo ir em “Configurações” selecione “Backup automático” e ative a opção do backup no topo da tela, nessas opções é possível escolher se o Google+ irá fazer backup somente das fotos ou das fotos e vídeos juntos.

Para vídeos maiores e outros tipos de arquivos use outros serviços como o Box, Dropbox, iCloud, ADrive, entre outros, que sempre disponibilizam um espaço gratuito.

Essas dicas são essenciais para quem quer recupera um pouco de espaço no sistema Android e devem ser feitas no mínimo todos os meses, dessa forma você sempre irá garantir que seu aparelho não esteja usando espaço interno desnecessariamente com itens que você nem está usando.

Para te ajudar, ainda separamos algumas outras dicas para economizar ainda mais espaço no sistema Android.

Artigo AnteriorPróximo Artigo
Sou uma pessoa que adora tecnologia, que gosta de ajudar, principalmente quando tem tecnologia envolvida, espero conseguir trazer muitas informações, aplicativos e principalmente jogos para todos que gostam de Android.

2 Comments

  1. Só cuidado para não instalar apps placebos, que dizem limpar e não comprem o que prometem. Um exemplo disso é o Du speed, que na realidade deixa o telefone até mais lento. Há bons apps, de fato, mas só funcionam para quem tem root no aparelho.

  2. Legais as dicas, aqui eu uso o app Psafe que ajuda a fazer a limpeza. Sei que tem outros, mas esse já era o que eu usava como antivírus e agora para limpar o cel também.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *