Tecnologias

Fabricantes pequenas com seus processadores de alto poder querem desafiar a Qualcomm

MediaTek, Rockchip, Huawei e Qualcomm

A Qualcomm é uma das melhores e mais conhecidas fabricante do mundo quando o assunto é equipar smartphones inteligentes, mas as fabricantes concorrentes estão correndo atrás como podem.

Primeiros devemos saber que os smartphones possuem uma placa mãe com todos os componentes do mesmo, ele se chama SOC System-on-a-chip, ou seja, sistema-em-um-chip, isso significa que ele é um circuito integrado.

Atualmente se falando em SOC para smartphones não temos como não falar da Qualcomm que com sua linha Snapdragon está em muitos smartphones e tablets diferente, na nova linha temos o Snapdragon 200, 400, 600, 800 e 801 aperte em cada número para ver um aparelho de exemplo com o processador indicado.

MediaTek, Rockchip, Huawei e Qualcomm

Mas agora alguns fabricantes estão correndo atrás para lançar seus SOC com potência para desafiar a grande Qualcomm.

O primeiro processador que pode vencer o Snapdragon 801 é o desconhecido Rockchip RK3288 que está sendo desenvolvido para tablets, esse SOC conseguiu alcançar 40.000 no benchmark Antutu o que é excelente para uma fabricante que não é muito conhecida, mas já estava trabalhando em uma multitarefa real para o Android no ano passado.

RockChip RK3288

Agora temos o SOC Hisilicon Kirin 920 que é e está sendo fabricado pela Huawei, a fabricante ainda ousou falar que seu processador será mais rápido que o Snapdragon 805, o Kirin 920 é um Octa-core, ou seja, ele possui 4 processadores Cortex A7 e outros Cortex A15, mas cada uma trabalha individualmente, sendo até possível em alguns casos todos funcionarem ao mesmo tempo.

Hisilicon Kirin 920 Huawei

Mas falando em novos SOC não podemos esquecer da MediaTek fabricante que fez o primeiro processador de 8 núcleos que funcionam ao mesmo tempo sem qualquer interferência do usuário, em parceria com a Gameloft a MediaTek já lançou um vídeo do Modern Combat 5 com os efeitos sendo processados por cada um dos seus núcleos o que deixa o jogo mais bonito e suave.

Claro que existem os SOC da Samsung o Exynos, da Intel e o da Nvidia o mais novo K1, mas eles são conhecidos, esses três acima são os menos conhecidos e que podem surpreender o mercado de smartphones já que seus SOC são mais baratos e podem ter desempenho parecido ou até melhor do que os da Qualcomm e seus concorrentes.

Artigo AnteriorPróximo Artigo
Sou uma pessoa que adora tecnologia, que gosta de ajudar, principalmente quando tem tecnologia envolvida, espero conseguir trazer muitas informações, aplicativos e principalmente jogos para todos que gostam de Android.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *