Notícias

Desenvolvedor do Brightest Lanterna terá que parar de roubar dados dos usuários

Brightest Lanterna Android

Em dezembro do ano passado descobrimos que o aplicativo para Android Brightest Lanterna roubava dados de seus usuários, agora sai a sentença final para o desenvolvedor e o mesmo terá que parar de recolher dados dos usuários.

Brightest Lanterna é um aplicativo que faz seu aparelho funcionar como uma lanterna, ele deixa a tela acessa e se seu aparelho tiver um flash ele fica ligado para auxiliar nas horas que você precisa, por exemplo, quando acabar a energia em sua casa.

Mas o que o aplicativo não indicava era que coletava dados dos usuários e vendia para os anunciantes, assim os anunciantes podiam mostrar anúncios mais relevantes para todos os usuários, mas o problema era que o aplicativo não pedia nenhum tipo de autorização e nem indicava que recolhia os dados de quem instalava o aplicativo, o que configura um roubo de dados.

Brightest Lanterna Android

Os dados eram muitos, entre eles o aplicativo recolhia informação do IMEI, localização do usuário entre outras coisas, em dezembro do ano passado a FTC que é uma comissão federal já tinha condenado o desenvolvedor a apagar todos os dados recolhidos.

Agora saiu a última sentença do caso do roubo de dados do aplicativo Brightest Lanterna, nessa sentencia o desenvolvedor foi notificado para apagar de vez todos os dados recolhidos até hoje, mas se quiser coletar a localização do usuário o aplicativo tem que pedir permissão, para apagar os dados ele tem até 10 dias.

O desenvolvedor ainda terá que manter um registro para o FTC olhar o que está sendo feito no aplicativo Brightest Lanterna e em qualquer aplicativo que ele produzir nos próximos 10 anos.

No final o desenvolvedor do aplicativo Brightest Lanterna ainda saiu no lucro já que muitos desenvolvedores tiveram que pagar uma multa para o FTC e alguns casos tiveram que desistir dos lucros que tiveram com a venda dos dados roubados dos usuários.

Artigo AnteriorPróximo Artigo
Sou uma pessoa que adora tecnologia, que gosta de ajudar, principalmente quando tem tecnologia envolvida, espero conseguir trazer muitas informações, aplicativos e principalmente jogos para todos que gostam de Android.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *