Opinião

O Google não poderá cancelar a linha Nexus em muitos países por enquanto

O Google não poderá cancelar a linha Nexus em muitos países por enquanto se não o mercado Android poderia sofrer uma queda muito repentina no mundo todo.

Ultimamente apareceu um comentário do Eldar Murtazin do site Mobile Review que estimou que o Google poderá terminar a linha Nexus em 2015 e substituir por seus aparelhos Google Edition.

Desde o começo do Android a linha Nexus é o ponto de referência para os desenvolvedores e para o próprio Google, alguns Nexus trouxeram discórdia ao nosso pais como foi o caso do Galaxy Nexus que chegou com o nome de Galaxy X e não recebeu atualização diretamente do Google e sim da Samsung, no final deixou muitos insatisfeitos com a falta de atualização rápida.

Linha Nexus

Com o Nexus 4 a coisa foi diferente e o aparelho chegou ao Brasil com um preço caro, mas foi lançado oficialmente pelo Google que garantiu que atualizações seriam recebidas diretamente do Google como qualquer Nexus 4 do mundo todo.

Agora o Nexus 5 chegou de forma oficial ao Brasil com preço de R$1.799 reais, mas em um primeiro momento os preços estão em R$2.500, o Nexus 5 está com um preço mais justo, mas não ideal.

Nexus 5 oficial

Os aparelhos Google Edition “Google Play Edition” foram lançados para os usuários que adoram os telefones top de linha das fabricantes, mas que odeiam as modificações que deixam os aparelhos mais lentos e provocam até travamentos.

Os aparelhos da linha Google Edition e os aparelhos da linha Nexus atualmente coexistem e nenhum atrapalha a venda do outro, logicamente que a linha Nexus vende muito mais já que possui subsidio do próprio Google em alguns países e por isso são mais baratos.

 

Em outros países a linha Nexus são vendidas pela própria fabricante e não pelo Google, por isso tem o preço completo e bem mais caro que o tradicional, já a linha Google Edition são vendido em países específicos e só podem ser adquiridos pela loja Google Play daquela região.

Sendo assim a linha Nexus possui um alcance mundial e a linha Google Edition tem atualmente um alcance muito limitado, qual seria o motivo do Google retirar do mercado uma linha que atualmente é o sonho de muitas pessoas que usam o sistema Android?

moto-g-google-edition-1.

Atualmente não consigo pensar em nada para responder essa resposta, mas se fosse para pensar igual ao Eldar Murtazin que deve ser russo e sim lá possui os aparelhos Google Play, o pensamento seria o seguinte para que a linha Nexus quando eu posso ter os aparelhos top das fabricantes através da linha Google Edition?

Mas e como fica outros países incluindo o Brasil? Que só temos acesso a linha Nexus? Para nós a linha Nexus é o melhor que o Android pode nos oferecer, se o Google estiver pensando em cancelar a linha Nexus deverá ser mais pra frente quando muitas regiões devem ter a sua disposição a linha Google Edition se o Google fizer isso antes será uma tragédia.

Nexus 5 letras caindo

Imagine no nosso país sem um Nexus e sem a linha Google Edition, será como nos velhos tempos que iremos depender das fabricantes e dos nossos heróis desenvolvedores que deverão lançar ROMs modificadas para que sempre estejamos com a versão mais recente do Android.

Como nada é oficial não devemos se apegar a essa notícia e até 2015 o Google pode ter expandindo sua linha Google Edition para outras regiões importantes e esperamos que o Brasil faça parte dela, talvez o Google nem cancele a linha Nexus e tudo continue como está atualmente.

E você o que acha que poderá acontecer?

Artigo AnteriorPróximo Artigo
Sou uma pessoa que adora tecnologia, que gosta de ajudar, principalmente quando tem tecnologia envolvida, espero conseguir trazer muitas informações, aplicativos e principalmente jogos para todos que gostam de Android.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *