Notícias

Nexus é vulnerável a ataques SMS DOS, mas isso não oferece muito perigo

Alerta de emergência Android Barsil
Os aparelhos Nexus ultimamente vem apresentando vários problemas tanto de desempenho como em segurança, um pesquisador descobriu que os Nexus são vulneráveis a ataques SMS DOS.

Para quem não conhece um ataque DOS é um ataque de negação de serviço, esse ataque é feito para tornar os recursos do sistemas indisponíveis para seus usuários e não é uma forma de invasão, em resumo o ataque tem o objetivo de fazer seu aparelho reiniciar ou da possibilidade de obstruir a comunicação com o sistema.

O ataque a linha Nexus acontece através da SMS de emergência, o SMS de emergência é aquele SMS que a operadora pode mandar alertas de emergências em situações de risco.

Mesmo sendo um SMS ele não chega a fica guardado nas suas mensagens ele só aparece na tela principal, mas um pesquisador descobriu que esse SMS pode simplesmente reiniciar seu Nexus e até mesmo perde a conexão de dados.

Alerta de emergência Android Barsil

No caso de reiniciar o aparelho o problema só aparece se seu SIM possui chip para desbloquear o uso, ao reiniciar será preciso colocar o código novamente, mas como você pode nem ver seu Nexus reiniciando pode ficar com o aparelho sem rede por um bom tempo.

Em relação ao outro problema de conexão de dados o resultado é que você não poderá acessar a internet e para recuperar o acesso é necessário reiniciar o aparelho.

Esses são os dois problemas que o ataque DOS SMS pode causar na linha Nexus, o problema maior nesse caso é o Google que já foi avisado desse problema desde antes do lançamento do Android 4.3 e mesmo com o novo Android 4.4 o problema ainda não foi resolvido.

O problema só afeta o Android 4.0 ou superior, mas somente a linha Nexus é afetada, foram feitos teste em 20 aparelhos das diversas fabricantes e nenhum deles apresentam esse problema.

Agora mais uma vez o Google promete corrigir esse problema e os muitos outros que o Android 4.4 conseguiu trazer ao sistema Android.

Via: PCWorld e Wikipédia

Artigo AnteriorPróximo Artigo
Sou uma pessoa que adora tecnologia, que gosta de ajudar, principalmente quando tem tecnologia envolvida, espero conseguir trazer muitas informações, aplicativos e principalmente jogos para todos que gostam de Android.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *