Tutoriais e Dicas

Instale a Home e ative o “OK Google” do Android 4.4 em qualquer Android compatível

O Android 4.4 KitKat chegou de forma oficial para a linha Nexus, mas a atualização chegou por assim dizer, pela metade para os dispositivos Nexus, a atualização não trouxe nem a nova home do sistema e nem a habilidade do Google Now de escutar o comando “Ok Google”.

Logicamente que agora como aplicativos, esses novos recursos podem ser utilizados em muitos aparelhos diferentes, o que é ótimo para o usuários do sistema em geral.

Então hoje vamos mostrar como instalar a Home e ativar o “OK Google” no Android 4.4 em qualquer aparelho com essa versão do sistema.

Primeiro para instalar o Home do Android 4.4 KitKat devemos baixar esse aplicativo “Google Home” e instalar lembrando que para instalar o aplicativo você precisa ir em “Configurações” “Segurança” e ativar a opção “Fontes desconhecidas”.

Fontes desconhecidas

Depois de instalar, para ativar a home do Android 4.4 KitKat bastar apertar o botão home “casa” e escolher o “Iniciador” e apertar em “Só uma vez” para testar e se for usar como a home principal basta escolher “sempre”.

Selecionar Home

Agora vamos ativar a novidade do Google Now a possibilidade de usar o comando “Ok Google” para iniciar uma buscar através da voz sem precisar tocar no telefone.

Devemos primeiramente baixar a nova versão do Google Now, baixe essa versão aqui “Google Search”, agora precisamos ir em “Configurações” “Segurança” e ativar a opção “Fontes desconhecidas” para que o Android permita instalar o aplicativo baixado.

Logo depois de baixar e instalar a nova versão do Google Now devemos iniciar o aplicativo, no menu o nome dele é somente “Google”, dentro do Google Now vá para “configurações”, depois selecione “Voz”, agora vá em “Reconhecimento de fala off-line”.

Google Now

Em “Reconhecimento de fala off-line” se precisar atualize o idioma “English (US)” e se quiser instale o idioma do Brasil, agora volte uma tela para trás e em idioma escolha “English…” e logo depois escolha “English (US)”.

Google Now idioma

Pronto agora o Google Now está configurado para abrir a pesquisa quando você falar o comando “Ok Google” quando estiver no Google Now ou na tela inicial do Android.

No momento não sei qual é a compatibilidade tanto da nova versão do Google Now como da nova versão da Home do Android 4.4 KitKat, mas aqui eu testei com o Android 4.4 e com o Android 4.2.2 e não tive qualquer tipo de problema, os aplicativos devem ser compatíveis com o Android 4.1 ou superior.

Se você não tem nenhum gerenciador de arquivos recomendamos o Astro File ou o Androzip, ambos possuem a habilidade de instalar aplicativos no sistema Android.

Atualização: O Google atualizou o aplicativo Pesquisa Google agora o Ok Google funciona em português do Brasil sem precisa fazer os passos acima, mas para instalar o Home do Android 4.4 continua o mesmo procedimento.

Atualização 2: Agora o launcher do Google Now está disponível para qualquer aparelho com Android 4.1 Jelly Bean ou superior, basta baixar o aplicativo na loja Google play.

Artigo AnteriorPróximo Artigo
Sou uma pessoa que adora tecnologia, que gosta de ajudar, principalmente quando tem tecnologia envolvida, espero conseguir trazer muitas informações, aplicativos e principalmente jogos para todos que gostam de Android.

21 Comments

  1. Você dá aula em alguma escola?
    Como poso fazer para pedir explicações para TABLET PHILCO 7A, pessoalmente !
    Sou novo em informática, e gsto de “VER a pessoa”, conhece-la, em vez de usar a internet, fica muito impessoal
    REPITO, você dá aula em alguma scola ou instituição de ensino?
    [ ] ´s

  2. E aí Marcos, tudo certo? =)
    Sei que aqui não é canal de help desk, mas vou postar o meu problema com o Google Now, as vezes alguém já passou por isso e sabe como resolver pra me ajudar.

    Instalei o Google Now no meu aparelho Nexus 4, até aí tudo certo, rodando 100%, gostei bastante da mudança visual que ele traz para o Android, mas meus problemas começaram após eu resolver instalar novos apps.
    Os apps não aparecem no Menú do aparelho, assim também não é possível criar atalhos pro app nas telas iniciais.
    Quando eu navego no gerenciador de dispositivos, o app aparece lá instalado normal, porém não consigo utilizá-lo devido a essa falha.

    Isso aconteceu com mais alguém? Podem me ajudar?
    Agradeço a atenção.
    Abs.

    1. Aparentemente só de desinstalar e instalar o Google Now de novo resolveu o problema =)
      Caso isso ocorrer com mais alguém, só fazer esse procedimento =)
      Vlw msm.
      Abs.

  3. Marcos atualizei ficou ótimo mais a função e só pra procura pelo google função do celular ainda nao…Português sera vai demorar pois tem o idioma mais nao funfa ….E difícil copiar a ROM do moto x

  4. Marcos só uma duvida meu cel e o nenux 4 a função google now nao vem original ….de todo jeito tenho que instalar esse aplicativo …..Android 4.4.2 .,.

      1. Então,mudei pra o idioma inglês e nas configurações de voz não aparece as opções de detectação de hotwords nem de reconhecimento de fala “off-line”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *