Vídeos

Vídeo: Qualcomm mostra que mais núcleos não representam desempenho maior

Qualcomm Snapdragon 800 logo

A MediaTek anunciou seu novo processador de 8 núcleos que todos funcionam ao mesmo tempo, mas a Qualcomm quer mostrar que seus processadores mesmo com menos núcleos são mais potente que a concorrência.

Os novos processadores de 8 núcleo da MediaTek usam a arquitetura antiga Cortex A7, mas todos os 8 núcleos funcionam ao mesmo tempo o que em aplicativos com suporte para múltiplos núcleos é uma grande diferença.

Já os novos processadores da Qualcomm são produzido com a arquitetura Cortex A15, os mais novos Snapdragon possuem 4 núcleos, mas os 4 núcleos são otimizados para funcionar sozinhos ou em conjunto, ou seja, não importa se o aplicativo tem suporte para múltiplos núcleos ou não.

MediaTek 8 núcleos

Sabendo dessas diferenças a Qualcomm pesquisou os principais 20 aplicativos mais baixados na China e revela que 17 dos 20 aplicativos usam somente 2 núcleos, isso quer dizer que não importa qual desses dois processadores estão sendo usado os aplicativos não irão usar todos os seus núcleos.

Com muitos núcleos antigos que não são usados ao mesmo tempo o processador de 8 núcleos começa a ficar em desvantagem em comparação ao novos núcleos do processador Snapdragon, o vídeo abaixo mostra mais especificamente a situação.

Com esse vídeo a Qualcomm mostra que no momento é melhor ter 4 núcleos rápidos e com tecnologia nova do que possuir um processador de 8 núcleos com arquitetura antiga e que quando necessita usar menos núcleos expõem o seu baixo rendimento.

Em algumas parte a Qualcomm tem razão já que no momento são pouco os desenvolvedores que lançam aplicativos e jogos que utilizam mais que dois núcleos ao mesmo tempo, mas devemos olhar para frente e esperar uma melhora do Android em relação a multitarefa “que necessita de mais núcleos” e uma otimização do próprio sistema para aproveitar todos os núcleos que cada processador possui.

Qualcomm Snapdragon 800 logo

Em relação ao MediaTek MT6592 que terá 8 núcleos a Qualcomm pode estar com medo já que o mesmo alcança em benchmark quase o mesmo resultado do Snapdragon 800 que simplesmente é o melhor processador da fabricante até esse momento e por fim não podemos esquecer que os processadores da MediaTek são muito mais barato do que os processadores da Qualcomm.

E você o que acha dessa briga? Melhor um processador de 4 núcleos com tecnologia recente ou um de 8 núcleos com arquitetura antiga?

Artigo AnteriorPróximo Artigo
Sou uma pessoa que adora tecnologia, que gosta de ajudar, principalmente quando tem tecnologia envolvida, espero conseguir trazer muitas informações, aplicativos e principalmente jogos para todos que gostam de Android.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *