Suporte TRIM embutido no Android 4.3 irá melhorar velocidade do armazenamento interno

Funcionamento TRIM

O armazenamento interno dos aparelhos depois de um tempo apagando e colocando novos dados começam a ficar lentos, para corrigir essa lentidão e melhorar a velocidade do armazenamento interno o Android 4.3 tem embutido o suporte para TRIM.

Devemos saber que quando excluímos um arquivo da memória flash do dispositivo ele não é realmente removido, o dispositivo apenas permite que você possa reutilizar aquele bloco, assim o controlador de memória ainda considera que os dados excluídos ainda são arquivos validos.

Funcionamento TRIM

Para controlar todos os dados o controlador de memória faz um mapa dos dados, mas como o mesmo controlador acha que os dados excluídos ainda são validos o que acontece é que o aparelho começa a ficar lento porque esse mapa de dados ao longo do tempo fica muito complexo.

O suporte ativo para TRIM via fstrim é como fosse uma faxineira do armazenamento interno, ele interrompe o controlador de memória indicando para o mesmo que os arquivos foram excluídos e não serão mais usados.

Funcionamento TRIM

O controlador depois de descobrir que os arquivos podem ser apagados de vez agenda um ciclo de limpeza, após essa limpeza é refeito todo o mapa de dados e com menos dados o sistema roda mais rápido.

O único problema é que esse processo pode demorar um tempo para funcionar e melhorar de verdade o desempenho do aparelho que tem o Android 4.3 instalado, mas o lado bom é que o processo é totalmente automatizado e sempre acontece em segundo plano.

Previous ArticleNext Article
Avatar for Marcos Gonçalves da Silva
Sou uma pessoa que adora tecnologia, que gosta de ajudar, principalmente quando tem tecnologia envolvida, espero conseguir trazer muitas informações, aplicativos e principalmente jogos para todos que gostam de Android.

2 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

oito + quinze =

Send this to a friend