Notícias, Samsung

O novo problema no Android a memória interna que “não” existe

 

Espaço interno é algo muito importante para quem compra um novo smartphone ou tablet, todo mundo faz as contas do que pretende usar e assim adquire um aparelho que aparentemente irá suprir suas necessidades.

Nos últimos anos as fabricantes estão investindo cada vez mais em software para suas versões personalizadas do Android, mas com isso temos um novo problema,  a memória interna que não existe.

Na realidade a memória interna existe, mas está sendo usada pelo sistema e todos os aplicativos/extras que a fabricante incluem em sua personalização, por exemplo, confira todas as novidades no software do Galaxy S4.

E isso está ficando cada dia mais preocupante, o mais novo aparelho que se envolveu em muitas reclamações foi o Galaxy S4, ele é anunciado com memória interna de 16GB, mas estão disponíveis somente 9,15GB para uso, isso representa que cerca de 45% da memória total do aparelho está sendo ocupada pelo software, sem qualquer interferência do usuário.

No caso do Galaxy S4 isso atualmente não é tão grave já que existe a possibilidade de aumentar a memória colocando um cartão microSD, mas casos como o do Nexus 4 onde o total de memória interna é de 12,92 a coisa poderia fica mais complicada.

Usando o Nexus 4, teríamos 12,92 disponível para todos os aplicativos, jogos, vídeos, fotos e músicas, dependendo do seu uso essa memória interna disponível não será o suficiente nem para o básico, como não é possível expandir a memória com nenhum cartão microSD, então os usuários são obrigados a manter somente os aplicativos e jogos essenciais instalados no aparelho.

Infelizmente antes de comprar um novo aparelho devemos avaliar a memória interna real do dispositivo, se existe a possibilidade de expandir com cartão de memória, mas caso seu aparelho tenha pouca memória interna veja essas dicas para economizar espaço no Android, pior é que se o Google não fizer nada,  isso só irá piorar com as novas versões do sistema Android, sempre as novas versões tendem a ocuparem mais espaço interno do que a anterior.

Artigo AnteriorPróximo Artigo
Sou uma pessoa que adora tecnologia, que gosta de ajudar, principalmente quando tem tecnologia envolvida, espero conseguir trazer muitas informações, aplicativos e principalmente jogos para todos que gostam de Android.

3 Comments

  1. Eu não vejo isso como um problema e sim como desinformação do usuário/comprador. Lógico que as empresas poderiam ser mais claras sobre espaço, mas na informática sempre foi assim.

    Por exemplo, quando você compra um computador com X Gb de HD, um percentual desse espaço é ocupado pela instalação do Windows ou outro sistema operacional. Outro exemplo, o iPhone de 16 Gb tem exatamente o mesmo espaço livre do Nexus e também não tem SD card.

    Então acho que é uma questão do comprador analisar quanto de espaço precisa ter de acordo com o seu uso e ter ciência de que uma parte da memória é usada pelo sistema operacional, seja Android, iOS, Windows, etc…

    1. Carlos em parte você está correto,mas naturalmente esperamos que aparelhos de 16GB tenham cerca de 11GB disponível e não como no Galaxy S4 que dependendo do país tem 8 ou 9GB livres, quando compramos um dispositivos não queremos que a memória esteja pela metade do que é anunciado oficialmente, concordo com você temos que pesquisar principalmente em aparelhos que não possui entrada microSD, a fabricante precisa ser mais responsável e anunciar o espaço correto disponível para uso.

      1. Exatamente, o caso do S4 é absurdo mesmo (e outros da Samsung também). Só comentei pois a matéria leva a crer que isto é um problema do Android, quando na verdade é um fato de toda a indústria, seja celulares com Android, com iOS, com Windows Phone, etc.
        A Samsung infelizmente é a fabricante que mais mexe no android e acaba que o sistema dos seus celulares fica muito grande, ocupando muito espaço mesmo. Eu já deixei de comprar Samsung, apesar de reconhecer que de hardware é uma das melhores, mas ela “estraga” o Android. Se tivesse “bala na agulha” compraria um S4 só pra tornar ele um “google edition”, rs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *