Como liberar espaço de armazenamento no celular Android

Dicas para economizar espaço Android

Com aparelhos com pouco espaço interno, saber liberar armazenamento no celular Android é algo essencial nos dias de hoje.

Se você tem um Android sabe que o armazenamento nem sempre é o suficiente para tudo o que você quer fazer, então ter memória interna livre às vezes é muito difícil.

Os tops de linha estão chegando com 16GB ou 32GB em alguns casos, quem tem um celular desse porte não precisa se preocupar com armazenamento no Android, mas quem possui um telefone mais simples fica com menos de 8GB para utilizar é preciso fazer algumas escolhas para não ter todo o espaço utilizado.

Para ajudar as pessoas que possuem telefones Android com pouco espaço, criamos algumas dicas para você seguir e sempre ter armazenamento livre no celular Android.

Liberar espaço de armazenamento no celular Android

  • Atualizações de aplicativos

Normalmente os telefones Android chegam com aplicativos da fabricante instalados de fábrica, eles ocupam um pouco do seu espaço interno, mas se você mantiver esses apps atualizados, eles irão ocupar ainda mais armazenamento no seu dispositivo.

A dica aqui é manter atualizados apenas os aplicativos que está utilizando, o restante não atualize, assim você pode manter um precioso espaço interno livre.

  • Apague tudo o que não usa

Se quiser liberar espaço de armazenamento no celular, simplesmente apague tudo o que não utiliza, primeiro faça um backup dos seus games e apps, mas depois faça a limpa, apague os jogos que não joga, retire os aplicativos que não utilize mais, essa é uma boa hora para apagar suas fotos e músicas que não quer mais.

  • Utilize aplicativos com muitas funções

Uma grande estratégia para manter espaço de armazenamento livre é utilizar aplicativos que possuem muitas funções, assim um único app irá poder fazer coisas que dois ou mais apps iriam fazer, um grande exemplo é o Seesmic, ele permite que você acesse o Facebook e Twitter, ou seja, você só precisa de um aplicativo para ter acesso ao mesmo tempo as redes sociais.

 

  • Utilize aplicativos da fabricante

Pode parecer uma dica contraditória, mas não é, como esses aplicativos já estão consumindo espaço, não é necessário baixar outro app que irá fazer praticamente a mesma tarefa, então economizar espaço utilizando os aplicativos da fabricante é uma excelente escolha.

  • Envie aplicações para o cartão de memória

Se esta utilizando o Android 2.2 ou superior, o sistema tem a capacidade de permitir utilizar um cartão de memória para manter alguns pedaços dos jogos e aplicativos, o que libera um pouco de espaço do armazenamento no celular.

Para esse procedimento você precisar ir em “configurações”, “aplicativos”, “gerenciar aplicativos”, selecione um aplicativo e aperte em mover para microSD, em caso de dúvidas, confira o vídeo para saber como fazer o procedimento:

  • Restauração de fábrica

Se você seguiu todas as dicas até agora e mesmo assim ainda tem muito espaço ocupado no armazenamento interno, uma solução pode ser a restauração de fábrica, para quem não sabe quando esse procedimento é realizado, o aparelho irá apagar todos os dados do usuário, o que deixará o telefone como novo e assim você pode economizar espaço desde o começo.

Para fazer a restauração de fabrica é preciso entrar em “Configurações”, “Privacidade” e “Restaurar Configurações”, o aparelho será reiniciado e estará como novo.

  • Utilizar ROM personalizada

Se seguir todos os passos e fez a restauração de fábrica, mas ainda assim não liberou espaço de armazenamento no seu celular Android, a nossa dica é instalar uma ROM personalizada.

As ROMs personalizadas são criadas especialmente para ocupar pouco espaço de armazenamento, elas chegam apenas com os aplicativos essenciais para seu funcionamento e o usuário terá que instalar o que precisa.

Resumo

Liberar espaço de armazenamento no celular Android não é algo tão difícil, mais irá depender da quantidade de memória interna que seu aparelho possui, em último caso a melhor solução vai ser a instalação de uma ROM personalizada, mas antes desse grande passo, siga nossas dicas para descobrir se terá ou não mais espaço para instalar seus jogos e apps preferidos.

Por último, também indicamos que você conheça nossas quatro dicas para liberar espaço no Android, o que deve te ajudar ainda mais a ter armazenamento livre para o que precisa.

Previous ArticleNext Article

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × dois =

Send this to a friend