Interessante

Google Play Services está instalando em seu telefone descubra para que serve

Ontem ao verificar os aplicativos instalados em meu Android me deparei com um novo aplicativo chamado Google Play Services e não sabia o que era e até me assustei já que eu mesmo nem tinha instalado.

Ao pesquisar um pouco descobrir que esse novo APK, descobri que era uma velha promessa do Google para os desenvolvedores que foi feita ainda na Google I/O no início desse ano.

Então resolvi compartilhar para que serve o Google Play Service que está instalado em seu Android de maneira automática.

O Google Play Services íntegra os serviços do Google nos aplicativos do Android, a plataforma é dividida em duas partes diferentes, a primeira é  uma biblioteca que contém os pacotes das aplicações dos desenvolvedores e a outra é um componente de serviço que roda no dispositivo instalado.

A primeira parte é focada nos desenvolvedores, sabemos que o Android tem muitas versões diferentes, por isso, o Google Play Services vem aumentar a compatibilidade entres as versões do sistema, ele consegue deixar todos os Android com recursos parecidos, então o desenvolvedor no final só precisa se preocupar na criação dos aplicativos e jogos e essa ferramenta faz o restante.

Com a segunda parte focada nos usuários, o Google consegue trazer alguns recursos das versões mais recentes, para as versões mais antigas, dessa forma, você poderá ter novidades interessantes sem precisar esperar uma grande atualização do sistema, a ultima novidade foi a implementação dos aplicativos instantâneos, que agora funciona nas muitas versões existentes do Andoid.

Em resumo o Google Play Services chega para trazer os mais recentes recursos para todas as versões do Android, algo que ajuda os desenvolvedores não se preocuparem se alguma novidade não irá funcionar nas versões mais antigas do sistema, mas os usuários também ganham com a chegada dessa ferramenta, como os novos recursos disponível para o seu sistema, você terá um aproveitamento melhor do sistema, o que não irá exigir de imediato ficar esperando as demoradas atualizações do sistema, que muitas vezes podem nem acontecer.

A novidade está sendo liberada para todos os aparelhos com a loja Google Play e que possuem o Android 2.2 ou superior, a instalação é feita de forma automática, mas o aplicativo também esta disponível na loja Google Play.

Lembrando que tudo tem um lado ruim, o do Google Play Service é que ele ocupa muito espaço, o que ajuda a diminuir ainda mais o espaço interno, mas não adianta desinstalar, já que muitos aplicativos precisam dele para funcionar e ele irá se instalar novamente quando removido.

Ainda devemos lembrar do Android Web View que também está chegando ao sistema e traz novos recursos, mas a ferramenta també ocupa um bom espaço extra, mas você pode tentar recupera algo ao seguir nossas dicas para liberar armazenamento interno no Android.

Baixe agora na loja Google Play

Google Play Services

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Sou uma pessoa que adora tecnologia, que gosta de ajudar, principalmente quando tem tecnologia envolvida, espero conseguir trazer muitas informações, aplicativos e principalmente jogos para todos que gostam de Android.

42 Comments

  1. Oi amigo, apaguei o google play services do celular e não deixa mais instalar. Já tentei via pc e não instala. O play store e o gmail funcionam normalmente. Só alguns programas que pedem pra instalar o google play services mas não dá.

  2. Olá Marcos Gonçalves da Silva,
    acho que apaguei por engano o app que abre links no meu aparelho MOTO G, pois sempre que entro no google pra pesquisar algo, não consigo abrir,
    qual app eu devo baixar? Aguardando. Obrigado!

  3. Oi, Marcos!
    O google play é capaz de transferir tudo que eu tenho em um celular ou em um computador para um novo aparelho, inclusive o histórico dos sites que entrei quando usava o aparelho antigo?
    Obrigada desde já pela atenção!

    1. Adriana os históricos são salvos na nuvem e recuperados em qualquer aparelho se estiver usando o navegador Chrome e esteja conectado em sua conta Google.
      O aplicativo foto http://www.ajudandroid.com.br/2014/05/dica-aplicativo-fotos-permite-que-voce-faca-gifs-animados-com-as-suas-imagens-no-android.html você pode ativar a opção de backup de fotos em configurações, assim ele irá salvar de forma automática qualquer foto que foi tirada no seu aparelho e com ele também será possível recuperar as fotos no PC ou em qualquer aparelho Android.
      A maioria dos jogos e games pedem o uso do Google+ para salvar o progresso do jogo e ser recuperado em outros Android, se você se conecta dessa forma em seus app, a maioria irá recuperar os dados em seu novo dispositivo.
      Mas sempre é recomendável fazer um backup do seu smartphone em seu PC, sempre salvando os itens importantes para você, caso algo saia errado você não irá perder nada.

  4. Boa noite. EStou tentando baixar o google play services no samsung galaxy yong y diz que a memoria ta cheia. Do original que veio so instalei o whatsapp e o facebook. Não sei o que desinstalar dele. Como proceder, visto que ele não vai para o cartão sd card? O facebook ou o whatsapp podem ser movidos para o sd card? como? aguardo. OBr.

    katyanydourado@hotmail.com

    1. Katyany infelizmente aparelhos com pouca memória interna apresentam esse problema, o mais recomendado seria fazer uma restauração de fabrica, mas irá perder tudo o que tem no aparelho, assim ao colocar novamente o seu e-mail do Google a loja Google Play vai ser atualizada e assim o Google play Services será atualizado, somente depois de confirmar que o Google Play services está instalado você pode instalar outros aplicativos.

  5. Meu aparelho é um Sansung Ace duos, e desistalei no Google play service, porém não consigo atualizar nenhum outro aplicativo, estou tentando instala-lo novamente e não consigo, como faço para reisntala-lo?? Falaram que ele iria se reinstalar sem minha solicitação, porém o mesmo não aconteceu,

  6. O meu problema com o Google play services é que desde que instalou a nova versão ele consome 80% da bateria… Não dura mais nem 5 horas… Tenho um Sony Xperia ZQ red

        1. Marcos você pode desinstalar indo em configurações, aplicativos, mostrar todos os aplicativos, ache o Google Play services e logo depois desinstalar atualizações, mas sempre que desinstalar o aplicativo será atualizado novamente de forma automática.

  7. Olá, fiz root no meu motosmart me xt305, dae devo ter apagado app de sistema, pois não consigo usar a agenda telefonica, add nem apagar nenhum contato, e não consigo me conectar com o google play, dae não posso baixar app do play store, inclusive apaguei o play store tb. Poderia por favor me ajudar a resolver esse problema?

  8. Nao consigo mexer no meu gmail…google+ e alguns outros aplivativos,pois esta pedindo o google play services…no meu android….sos,sos,sos…ajudame…con o mei galaxy y

  9. Meu celular e o xt 305 motorola, vem com 150mb interno, uma bosta, o que torna muito limitado, mas esta com 13 livres, e não consigo instalar mais nada nem app de 4 mb

    1. É infelizmente não existe um jeito de desinstalar o aplicativo o que o torna muito chato principalmente em aparelhos com pouco espaço interno.

    1. Saimon você pode passar os aplicativos e jogos para o cartão de memoria assim deixando uma boa parte dos dados no cartão e deixando algum espaço sobrando na memoria interna do aparelho, para isso vá em configurações, aplicativo vá selecionando aplicativo por aplicativo e por fim aperte em mover para microSD, faça isso com todos os aplicativos que você deverá liberar um pouco de memoria.

  10. Tenho um Galaxy Ace, a memória interna dele é terrível, e esse Google Play Services ocupa muito espaço da memória, queria tirar ele, alguma possibilidade?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *