Aprenda como aumentar a velocidade do seu cartão de memória no Android

Cartão de memória Android

Aumentar a velocidade do cartão de memória no Android é essencial se você quer um melhor desempenho nas suas tarefas.

A velocidade do cartão é essencial para muitas tarefas, mas é mais do que necessária para jogos e vídeos, que exigem um alto desempenho para funcionarem corretamente.

Os cartões de velocidade 4 são os mais comuns, mas eles ainda demoram alguns segundos para carregar os arquivos pesados, isso acontece no Android por causa do cache, que é muito pequeno e atrapalha a leitura nesses microSD.

Então iremos ensinar como aumentar esse cache e melhorar o desempenho do cartão de memória no Android.

Aumente a velocidade do cartão de memória

Para seguir esse tutorial é necessário ter o aparelho com root liberado, também será necessário ter o Root Explorer ou outro aplicativo que consiga mexer com arquivos do sistema como o Androizip. Para teste, recomendamos um app para testar o cartão, no nosso caso utilizamos o SD Card Tester.

As dicas irão funcionar em qualquer cartão de memória, mas aqui estamos utilizando um cartão com 8GB de velocidade 6.

Melhorando de forma temporária

Esse procedimento ensina a fazer de forma temporária a melhoria de velocidade, o que é excelente para ir testando e descobrir a melhor configuração para seu Android e cartão de memória. Tudo irá voltar ao normal apenas reiniciando o dispositivo.

Todo o processo é bem simples, entre no Root Explorer (ou app da sua escolha), acesse a pasta “Sys”, logo depois “device”, selecione “virtual”, na sequência “bdi”, agora “179: 0” e, por fim, aperte e segure o dedo em “read_ahead_kb”, apague o valor e troque por um desses abaixo que estão em negrito, logo depois salve.

Confira os resultados que conseguimos com cada valor de cache:

  • Cache de 128KB

  • Cache de 1024KB

  • Cache de 2048KB

  • Cache de 3072KB

  • Cache de 4096KB

Infelizmente como já falamos, para descobrir o valor de cache ideal para você, irá que ir testando e vendo os resultados, mas com a mudança, a melhoria de velocidade do cartão é perceptível.

Melhorando de forma definitiva

Depois que descobrir o valor ideal para seu equipamento/cartão, você tem a possibilidade de tornar a mudança permanente, mas nesse caso é preciso ter uma recuperação personalizada (Android Recovery) como a TWRP, basta instalar o arquivo que precisar.

128 KB SDCardSpeedFixDefault128KB.zip
1024 KB SDCardSpeedFix1024KB.zip
2048 KB SDCardSpeedFix2048KB.zip
3072 KB SDCardSpeedFix3072KB.zip
4096 KB SDCardSpeedFix4096KB.zip

Ainda no assunto de memória, podemos indicar o nosso tutorial para liberar memória interna ou do cartão de memória no Android, o que deixará o sistema ainda mais rápido e eficiente em todas as tarefas.

Previous ArticleNext Article
Avatar for Marcos Gonçalves da Silva
Sou uma pessoa que adora tecnologia, que gosta de ajudar, principalmente quando tem tecnologia envolvida, espero conseguir trazer muitas informações, aplicativos e principalmente jogos para todos que gostam de Android.

14 Comments

    1. Anônimo o certo é ir testando cada valor para ver qual é o que deixa seu cartão mais equilibrado.

  1. Ai galera Quem for mais noob como eu kkk uso o SD Speed Booster Faz a mesma coisa e fixa no boot… ficadica!!!! vlw

  2. É normal uma hora o cartão para de funcionar, eu ja perdi dois de 2GB, mas nada relacionado com esse procedimento já que nunca fiz o mesmo em nenhum deles, uso esse procedimento em um cartão de 8GBe a diferença de velocidade é enorme e nunca ocorreu nada que prejudicasse o cartão ou o celular.

  3. Aff o SD Card Tester não eh compatível com meu humilde g5, e agora, o q eu faço????? Os outros apps eu tenho, superuser e o root explorer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 + 9 =

Send this to a friend