Notícias

Brasil quer interligar banda larga Sul-Americana

Banda larga América do Sul

A internet no mundo todo está ficando mais rápida, mas infelizmente no Brasil não temos uma rede nova e nem muito rápida e assim poucos lugares tem acesso à banda larga de alta velocidade.

Brasil quer interligar banda larga Sul-Americana para melhorar a velocidade e estabilidade da internet na região.

Ministros de comunicação de 12 países da Unasul (União Sul-Americana de Nações) já aprovaram a proposta apresentada pelo governo brasileiro de construir um anel de fibras ópticas ligando todo continente Sul-Americano, tudo para manter os países interligados em uma mesma rede.


As pesquisas do governo brasileiro mostram que um usuário da América Latina paga no mínimo 3 vezes mais para se conectar à internet do que um usuário norte-americano por exemplo.

O projeto pretende além de integrar toda a América do Sul ia intenção é reduzir os custos de conexão que são em média cerca de 35% a 40% do preço total do acesso, com essa nova integração a velocidade da internet aumentará em todos os países da América Latina algo excelente para os consumidores da rede nesses 12 países.

Para entender como seria a redução dos custos é simples veja o exemplo, se você quer falar com alguém na Argentina no lugar dos dados irem diretamente para a Argentina eles vão para o Estados Unidos e depois que são enviados para a Argentina, com essa ligação da rede banda larga em todo o hemisfério sul os dados vão diretamente para a Argentina assim reduzindo e muito os custos da conexão.

Banda larga América do Sul

Segundo Paulo Bernardo ministro das comunicações brasileira:

“Essa é uma situação racional, seja do ponto de vista econômico, seja do ponto de vista estratégico e da proteção de nossas informações. E tal constatação só vem reforçar a necessidade de imprimirmos nossos esforços em criar uma solução sul-americana para a comunicação óptica”.

Estima-se que o gasto para interligar todo o continente sul seja de $60 milhões de dólares, o valor será dividido entre todos os países.

Confira mais notícias relacionadas em nossa “Seção Internet”.

Artigo AnteriorPróximo Artigo
Sou uma pessoa que adora tecnologia, que gosta de ajudar, principalmente quando tem tecnologia envolvida, espero conseguir trazer muitas informações, aplicativos e principalmente jogos para todos que gostam de Android.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *