Notícias

Aplicativos pré-instalados do Android possuem vulnerabilidades que permitem acesso aos seus dados

aplicativos Google Android

Algo muito legal no Android é que o sistema já chega praticamente pronto para o uso, ou seja, o usuário só precisa configurar e sair usando tudo o que já vem instalado no sistema, mas isso também pode ocasionar problemas.

Aplicativos pré-instalados do Android possuem vulnerabilidades que permitem acesso aos seus dados, algo que mostra que temos que se proteger melhor e tomar cuidado com o que instalamos.

Pesquisadores da Universidade do Estado da Carolina do Norte descobriram algumas vulnerabilidades nos aplicativos que vêm pré-instalados nos aparelhos Androids, os aplicativos já vêm de fábrica e o usuário não precisa instalar nada a mais para correr risco.

aplicativos Google Android

A descoberta mostra que a vulnerabilidade pode permitir que aplicativos maliciosos causem alguns estragos, fazendo coisas como gravar suas conversas, manda mensagens SMS para assinar algum tipo de serviço, acessar sua localização atual, apagar os seus aplicativos instalados e deletar seus dados, claro que tudo isso sem o usuário saber ou precisar autorizar.

Os pesquisadores fizeram um software que foi apelidado de Pica-pau, ele consegue verificar de forma automática qualquer smartphone para descobrir se ele possui essa nova vulnerabilidade.

Oito aparelhos foram testados com o software (Pica-pau), ele descobriu a nova falha nos aparelhos HTC Legend, Evo 4G, Wildfire S; Motorola Droid, Droid X; Samsung EPIC 4G Google (HTC) Nexus One e (Samsung) Nexus S, desses oito aparelhos, o que demonstrou mais vulnerável foi o HTC Evo 4G com a capacidade de permitir que o invasor consiga realizar oito diferentes funções sem precisar que o usuário faça nada.

O Google e Motorola já reconhecem a ameaça, mas até agora não se sabe quando essa vulnerabilidade será corrigida.

Para manter seu smartphone protegido a solução ideal é não baixar aplicativos que você não confia ou não conhece, a vulnerabilidade só pode ser explorada por algum aplicativo mal-intencionado, por isso, todo cuidado é pouco com o que você instala.

Confira mais em nossa “Seção Segurança”.

Via: Androidpolice e Phandroid

Artigo AnteriorPróximo Artigo
Sou uma pessoa que adora tecnologia, que gosta de ajudar, principalmente quando tem tecnologia envolvida, espero conseguir trazer muitas informações, aplicativos e principalmente jogos para todos que gostam de Android.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *