Notícias

Saiba e conheça um pouco da história do sistema Android

Android logo

Hoje venho falar um pouco da história do sistema Android que inspirou o nosso site Ajudandroid, você sabia que o Google não fez e sim comprou o Android?

Indicamos que você leia “Você sabia? Google comprou o Android e não foi o inventor do sistema“, isso mesmo,  antes o Android era uma pequena empresa que estava produzindo um novo sistema operacional para celular, o nome da empresa era Android Inc. A empresa ficava em Palo Alto na Califórnia nos Estados Unidos, o Google completou a compra em 2005 e agora é o dono oficial do sistema.

android-logo

Quando o Google comprou o Android, deixou no comando do projeto Andy Rubin (ainda está no controle até hoje) com a intenção de ser desenvolvida uma plataforma para smartphones, que deveria ser um sistema flexível, aberto e além de tudo de fácil migração para os fabricantes, então a plataforma foi feita sobre o núcleo do Linux, que também segue a mesmas regras citadas.

google-logo

Em 2006 nas varias redes de comunicações surgiam mais e mais especulações que o Google estaria disposto a entrar no mercado buscas (seu ponto forte) e de aplicações para telefones móveis (novato) e iria trabalhar duro para que isso virar realidade em pouco tempo.

Até que então, em 2008 saiu o primeiro celular com Android, sua fabricante não é ninguém menos que a HTC, o celular em questão é o HTC Dream ele foi lançado no dia 22 de outubro.

HTC-dream

Vamos conferir algumas características do sistema Android:

Com o lançamento do SDK, características e especificações para o Android são facilmente distribuídas, isso torna o sistema muito parecido com o Windows, mas especificamente projetado para smartphones e celulares.

Handset layouts
A plataforma é adaptada tanto para dispositivos VGA maiores, gráficos 2D, bibliotecas gráficas 3D baseadas em OpenGL ES 2.0 e os layouts mais tradicionais de smartphones.

Armazenamento
É utilizado SQLite para armazenamento de dados.

Conectividade
O Android suporta uma grande variedade de tecnologias de conectividade incluindo GSM/EDGE, IDEN, CDMA, EV-DO, UMTS, LTE, Bluetooth, 3G, Wi-Fi e WiMAX.

Mensagens
Tanto SMS como MMS são formas disponíveis de envio de mensagens.

Navegador
O navegador disponível no sistema é baseado no framework de Código aberto conhecido como WebKit.

Máquina virtual Dalvik
Aplicações escritas em Java são compiladas em bytecodes Dalvik e executadas usando a Máquina virtual Dalvik, que é uma máquina virtual especializada desenvolvida para uso em dispositivos móveis, o que permite que programas sejam distribuídos em formato binário (bytecode) e possam ser executados em qualquer dispositivo Android, independentemente do processador utilizado. Apesar das aplicações Android serem escritas na linguagem Java, ela não é uma máquina virtual Java, já que não executa bytecode JVM.

Multimédia
O sistema irá suportar formatos de áudio e vídeo como: MPEG-4, H.264, MP3, e AAC.

Suporte Adicional de Hardware
O Android é totalmente capaz de fazer uso de câmeras de vídeo, tela sensível ao toque, GPS, acelerômetros, e aceleração de gráficos 3D.

Ambiente de desenvolvimento (SDK)
Inclui um emulador, ferramentas para debugging, memória e análise de performance. O IDE Eclipse (atualmente 3.4 ou 3.5) poderá ser utilizado através do plug-in Android Develpment Tools (ADT).

No momento que estou escrevendo essa matéria existem seis versões do sistema sendo elas:

1.5 Cupcake, 1.6 Donut, 2.1 Eclair, 2.2 FroYo, 2.3 Gingerbread, 3.0 Honeycomb, essa ultima desenvolvida especialmente para tablet, o primeiro tablet a equipar essa versão foi o Motorola Xoom que foi lançado no dia 24 de fevereiro de 2011.

motorola-xoom

Além dessas temos a Ice Cream Sandwich que ainda será lançada, essa versão promete ser a primeira a acabar com a fragmentação das versões que acontecem até hoje, espero que o Google consiga fazer um sistema de atualização parecido com o que podemos ver no Windows Phone.

A melhor coisa do Android ele é e ao que tudo indica se manterá em código aberto, isso quer dizer que qualquer pessoa (que saiba) pode baixar e modificar o sistema como quiser, além da possibilidade de instalar o sistema em praticamente qualquer aparelho.

Fonte: Wikipedia

Artigo AnteriorPróximo Artigo
Sou uma pessoa que adora tecnologia, que gosta de ajudar, principalmente quando tem tecnologia envolvida, espero conseguir trazer muitas informações, aplicativos e principalmente jogos para todos que gostam de Android.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *