Tutoriais e Dicas

Aprenda como calibrar a bateria do smartphone no sistema Android

Bateria Android

Você já deve ter reparado, a bateria do smartphone depois de um tempo começa acabar mais rapidamente, hoje iremos ensinar como calibrar a bateria.

A bateria é uma grande preocupação no Android, tanto que recomendamos que você utilize o aplicativo Watch Dog, ele permite monitorar os apps que estão gastando bateria sem necessidade.

Mesmo com todo esse controle, o seu smartphone ainda consegue acabar a carga rapidamente, talvez o problema possa ser a bateria que pode estar descalibrada, mas hoje iremos mostrar algumas formas de calibrar a bateria do smartphone Android e tentar resolver esse problema, confira:

android_bateria

Tutorial como calibrar a bateria no Android

  • Utilizando aplicativo para calibrar

baterry_calibration-logo

Usar um app é a forma mais simples de calibrar a bateria, basta ter acesso root no seu telefone e usar o aplicativo chamado Battery Calibration.

O aplicativo é recomendado para quando você troca de ROM ou simplesmente acha que sua bateria está muito descalibrada, o app funciona removendo o arquivo do sistema Android, ele é chamado de batterystats.bin, muito dizem que ao fazer isso o próprio sistema Android gera um novo arquivo e pode aumentar a duração da bateria, a recomendação é usar o aplicativo somente com a bateria do smartphone com 100%, mas não acontecerá nada demais se não estiver totalmente carregada.

O funcionamento é simples basta esperar a bateria carregar até 100%, entre no aplicativo, aperta em “Battery Calibration” e tire seu telefone do carregador.
baterry_calibration

  • Retirando a bateria

Nesse método temos que ter acesso root, o aplicativo Root Explorer e o celular precisa estar com a carga em 100% na tomada.

1. Após ter o acesso root, você precisa instalar o Root Explorer, logo depois entre no aplicativo e aperte em data.

Rootexplorer-data

2. Depois em System.

Rootexplorer-system

3. Agora segure o dedo no Batterystats.bin e escolha a opção delete.

Rootexplorer-battery

4. Desligue o telefone, retire a bateria do aparelho e ligue novamente sem a bateria, lembrando que o smartphone precisa estar no carregador.

Quando estiver na tela principal do Android, basta colocar a bateria novamente, você vai reparar que não estará mais em 100%, é só deixar carregando até completar a carga, no final sua bateria estará calibrada.

Veja o vídeo abaixo e confira como fazer o procedimento:

  • Recuperação personalizada

Outro jeito de calibrar a bateria é se estiver usando algumas recuperação modificada, basta entra no recovery do seu Android e escolher a opção “advance”, logo depois “Wipe Battery Stats”, agora é só reiniciar que a bateria já estará totalmente calibrada.

Lembrando que o procedimento é compatível com qualquer dispositivo Android e por isso pode ser feito em smartphone e tablets sem qualquer problema.

Por fim, também ensinamos como economizar sua bateria do Android e assim confira dicas básicas para prolongar sua bateria até o final do dia.

Artigo AnteriorPróximo Artigo
Sou uma pessoa que adora tecnologia, que gosta de ajudar, principalmente quando tem tecnologia envolvida, espero conseguir trazer muitas informações, aplicativos e principalmente jogos para todos que gostam de Android.

17 Comments

  1. Otimo tutorial!! Era isso que eu estava procurando, vou testar um destes métodos, pois o código *#0228# não funciona no meu pois uso Rom customizada, CyanogenMod. Muito obrigado!!! :)

  2. Olá amigo, eu tenho um motorola razr i XT890. Eu já uso este dispositivo há 2 anos até que certo dia ele travou no logo da motorola e eu precisei reinstalar a ROM só que a bateria dele não esta como antes. A bateria só está durando até 50% e depois ele apaga e quando carrego ele vai até 90% e do nada ele pula pra 100%. O primeiro método que você citou a cima não dat para fazer porque não tem como tirar a bateria no segundo método não encontro a opção advance no modo recovery. Você pode mim ajudar??

    1. Moisés pode ter várias causas diferentes, se o aparelho é novo, recomendamos que faça a devolução do dispositivo, se quiser tentar, você poderá usar o aparelho até ele desligar sozinho, quando acabar a bateria do Xperia Z3, conecte ele desligado no carregador e deixa lá até a carga completa 100% seja completada, esse procedimento irá calibrar a bateria do seu smartphone.

  3. Só não entendi essa parte:

    4. Desligue o telefone e retire a bateria e ligue novamente sem a bateria.

    Quando estiver na tela principal do android basta colocar a bateria novamente, você vai reparar que não esta mais em 100%, é só deixar carregando até 100% que sua bateria estará calibrada.

    Como vou ligar o cel sem a bateria?? e depois só colocar a bateria deposi do sistema iniciado….
    Acho que devo me atualizar…

  4. gostaria de saber se temos que ficar fazendo a calibração até a bateria se comportar melhor, a minha quando eu faço a calibração, digo ai apertar pra calibrar, ela consome menos bateria, mas quando zera e eu carrego a 100% de novo, eu noto que o consumo ainda está alto, eu teria que ficar calibrando até ela atingir um consumo minimo de carga? ou isso foi o maximo que ela conseguiu ficar calibrada?

    1. Eduardo você pode usar o aplicativo Battery Calibration que esta no tutorial para calibrar a bateria sem precisar remover nada.

  5. POSSUO UM SONY LIVE WALKMAN WT19A, A PRIMEIRA VISTA PARECIA SER BOM,
    BOM PROCESSADOR, BOA MEMORIA RAM, CAMERA DE 5 MP, FILMA EM HD, SOM
    POTENDE COM DUAS SAÍDAS, ENFIM, ME ARREPENDI MUITO POR TE-LO COMPRADO,
    NAO INDICO A NINGUEM, O SOM ESTOURA QDO SE POE NO PROXIMO MAXIMO, A
    CAMERA É EMBASSADA, NAO SAI FOTOS NITIDAS, A LENTE QUE PROTEGE A CAMERA
    RISCA COM FACILIDADE, OS FILMES EM HD SÃO SÓ NO TAMANHO POIS NA
    QUALIDADE NAO, A MEMORIA RAM FICA CHEIA, TODA HORA TEM QUE USAR
    PROGRAMAS PRA
    ESVASIA-LA, A BATERIA NAO DURA NADA, QSE NEM UM DIA
    ELA DURA, SE USAR O CELULAR COM INTERNET, CAMERA, JOGO, NAO DURA NEM 3
    HORAS, ENFIM, MIL VEZES O NOKIA ANTIGO QUE EU TINHA, OTIMO SOM, OTIMA
    CAMERA, OTIMA BATERIA, OTIMO ACABAMENTO.

    sony ericsson live walkman wt19a “NAO INDICO!!!” QUEM QUISER SE ARRISCAR E COMPRAR DEPOIS POSTA AQUI O QUE ACHOU.ESTOU VENDENDO O MEU.

  6. Eu tenho um Atrix também. Com CUSTOM ROM, qualquer uma acusava 5% também nesse método, voltei pro Android 2.2.2 e funcionou, 60% depois vai pra 100%. Mas ela vai pra 100% em menos de 1 minuto! É isso mesmo?

  7. Noturno seu Atrix está com root? além desse procedimento tentou os outros? Estranho ficar marcar 5% já que o que você deleta é um simples arquivo que ao ligar volta automaticamente, tente fazer o mesmo procedimento e os outros para ver se funciona e volta tudo ao normal.

  8. Olá amigo Marcos. Segui o método de retirar a bateria em um Atrix, mas o medidor está marcando sempre 5%, mesmo com a bateria cheia (pelo valor da tensão). Como posso recalibrá-lo para que esse valor de tensão signifique 100%? Desde já agradeço pela ajuda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *