Escreva para pesquisar

Tutoriais e Dicas

Dicas básicas para economizar bateria em seu android

Economizar a bateria no sistema Android é essencial, por isso, hoje ensinaremos as melhores formas de manter o seu smartphone ou tablet ligado por um longo tempo.

Sabemos que no momento o investindo em bateria de alta capacidade não é grande por parte das fabricantes, então temos que deixar de utilizar o aparelho ou ter que utilizar alguns truques para ter um dia completo longe da tomada.

O Android por si só já gasta uma boa quantidade de energia, mas também não poderia ser diferente, o sistema é muito esperto e tem habilidade que antigamente eram encontradas apenas em computadores. Atualmente temos até processadores muito poderosos que podem rodar jogos de alta qualidade e realizar tarefas rapidamente, mas claro que consumindo muita bateria.

Mas hoje iremos ensinar alguns truques para conseguir diminuir o consumo de bateria mesmo utilizando o aparelho ou quando ele está em stand-by, confira:

Dicas para economizar bateria no Android

bateria fraca

  • Tela

Esse é um dos principais componentes dos smartphones e tablets, claro que é um dos que mais gastam energia ao lado do processador, então aqui é um bom lugar para diminuir o consumo.

O primeiro passo é utilizar o brilho automático, que adequa o brilho ao ambiente que você está ou se preferir, apenas diminua o brilho, menor a quantidade, menor é o consumo que você terá.

Outra coisa que importante é a duração da tela ligada, se ela estiver muito alta, irá consumir energia sem precisar, então entre em “Configurações”, “Tela”, e selecione “Tempo limite da tela”, a melhor escolha depende do seu uso, o conselho é deixar em apenas 15 segundos, se te atrapalhar, suba para 30 segundos, vá subindo até achar uma boa configuração, mas a recomendação é que não fique mais que um minuto.

  • Papéis de paredes animados

Papéis de paredes animados são um show no Android, mas como tudo em movimento, eles gastam muita bateria, se a intenção é economizar, a melhor escolha é não utilizar esse recurso.

  • Wi-Fi e internet (3G)

Aqui a principal dica é desligar o que não está sendo utilizado, deixar qualquer recurso de rede ligado sem estar utilizando é ter um gasto desnecessário.

Se você só utiliza o Wi-Fi em seu dispositivo, a melhor escolha é ir em “Configurações”, “Redes sem fio e outras”, “Redes móveis”, “Selecionar rede” e escolha a opção “2G”, essa escolha irá diminuir a velocidade da internet da operada, mas irá economizar muita energia, quando precisar da internet do chip, basta ativar o 3G novamente.

Se você utiliza o Wi-Fi e o 3G, a melhor forma de economizar bateria é utilizando apenas o 3G quando necessário e em regiões que o sinal esteja bom.

  • GPS e Bluetooth

Novamente a dica é manter desligado o que não está sendo utilizado, se não tem nenhum acessório ligado ao Bluetooth, desligue, se não estiver utilizando o GPS, desligar é uma boa opção, mas lembre-se, que se perder o aparelho e for utilizar o Google para localizar o seu dispositivo não será possível.

  • Widgets

Uma dica importante é ter um Widget de energia na tela inicial, ele irá permitir que você tenha um controle rápido sobre as suas conexões e desligue o que não está utilizando.

A recomendação é igual ao do papel de parede, não utilize os Widgets que se movimentam (mostram memoria, velocidade do processador e mais), eles gastam um pouco mais de energia.

  • Aplicativos

Os aplicativos quase sempre ficam em segundo plano, o que gera um gasto de bateria, para economizar, o melhor é manter aberto apenas aquilo o que você está utilizando ou que irá utilizar em alguns minutos, manter apps abertos que não irá utilizar só irá fazer sua bateria acabar mais rapidamente.

Aumentar o tempo de sincronização de apps de e-mail e redes sociais também pode gerar uma economia de energia em seu aparelho.

  • JuicerDefender

Para quem já seguiu todas essas dicas e ainda não tem uma bateria para o dia todo, recomendamos utilizar o aplicativo Juicer Defender, ele é bem eficiente em descobrir o que está gastando bateria e tem um bom controle dos recursos do sistema Android.

Depois de fazer a instalação (link logo abaixo), entre no aplicativo, selecione a aba “Status”, depois aperte em “Enable” para ativar, na parte “Profile”, você pode escolher entre alguns modos, eu uso o “Balanced” que faz um balanceamento no gasto, mas você pode testar o modo “Agressive”, que é muito mais efetivo e o modo “Extreme”, que faz de tudo para economizar a bateria do Android.


Segue link do aplicativo na loja Google Play:

Juicer Defender

Outros

As vezes o consumo de bateria pode estar relacionado a algum aplicativo que está consumindo de forma anormal a energia, para saber se algum app está consumindo muita bateria, entre em “Configurações”, “Sobre o telefone” e “Uso da bateria”, em algumas versões do Android o caminho pode ser “Configurações” e “Gerenciador de bateria”, se alguma aplicação ou game que não está sendo muito utilizado tiver um gasto gigante, a recomendação é tentar achar um substituto ou no mínimo não deixar o mesmo aberto em segundo plano.

Com essas dicas para economizar bateria em seu Android, facilmente você terá bateria para completar um dia longe da tomada.

Comentários e novas dicas de economia de energia são bem-vindos, obrigado.

Compartilhe
Tags:
Marcos Gonçalves da Silva

Sou uma pessoa que adora tecnologia, que gosta de ajudar, principalmente quando tem tecnologia envolvida, espero conseguir trazer muitas informações, aplicativos e principalmente jogos para todos que gostam de Android.

  • 1

Você pode gostar de:

3 Comments

  1. ORLANDO 28/10/2012

    POSSUO UM SONY lIVE WALKMAN WT19A, A PRIMEIRA VISTA PARECIA SER BOM, BOM PROCESSADOR, BOA MEMORIA RAM, CAMERA DE 5 MP, FILMA EM HD, SOM POTENDE COM DUAS SAÍDAS, ENFIM, ME ARREPENDI MUITO POR TE-LO COMPRADO, NAO INDICO A NINGUEM, O SOM ESTOURA QDO SE POE NO PROXIMO MAXIMO, A CAMERA É EMBASSADA, NAO SAI FOTOS NITIDAS, A LENTE QUE PROTEGE A CAMERA RISCA COM FACILIDADE, OS FILMES EM HD SÃO SÓ NO TAMANHO POIS NA QUALIDADE NAO, A MEMORIA RAM FICA CHEIA, TODA HORA TEM QUE USAR PROGRAMAS PRA
    ESVASIA-LA, A BATERIA NAO DURA NADA, QSE NEM UM DIA ELA DURA, SE USAR O CELULAR COM INTERNET, CAMERA, JOGO, NAO DURA NEM 3 HORAS, ENFIM, MIL VEZES O NOKIA ANTIGO QUE EU TINHA, OTIMO SOM, OTIMA CAMERA, OTIMA BATERIA, OTIMO ACABAMENTO.

    sony ericsson live walkman wt19a “NAO INDICO!!!” QUEM QUISER SE ARRISCAR E COMPRAR DEPOIS POSTA AQUI O QUE ACHOU.
    ESTOU VENDENDO O MEU.

    Responder
  2. Leandro Barbosa 13/03/2012

    valeu muito bom ;)

    Responder
  3. Julio Cesar 30/10/2011

    Porque o “celular em espera” e “telefone ocioso” gastam tanta bateria? São os que mais gastam no Milestone 2 pelo que percebi.

    Responder

Deixe um Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *