Samsung te engana quando faz você pensar que o processador do Galaxy S4 é de oito núcleos reais em uso

O Galaxy S4 enfim foi lançado oficialmente (em breve teremos uma grande matéria com todas as novidades), mas a Samsung anunciou que o aparelho chegará com o processador Exynos 5 octa-core o que dá a impressão que é um processador de 8 núcleos que funciona todos ao mesmo tempo.

Mas a Samsung esta te enganando ao te fazer pensar assim, o Exynos 5 octa-core é um processador baseado na arquitetura da ARM Big.little que envolve dois processadores quad-core, o Cortex A15 é usado para tarefas pesadas e o Cortex A7S é usado para poupar a bateria e ser usado em aplicativos que não necessitam muito poder de processamento.

Mas onde a Samsung erra em chamar seu processador de 8 núcleos sendo que o mesmo tem oito núcleos? Erra ao levar seus futuros clientes a pensarem que os oitos núcleos trabalham ao mesmo tempo coisa que não acontece, quando um está ativo o outro está totalmente desligado.

Com isso o Exynos 5 octa-core é na verdade um processador dual quad-core, onde dois processadores de 4 núcleos se revezam entre economizar bateria e dar potência ao Galaxy S4 e outros futuros dispositivos que possam usar esse processador, então ao comprar um aparelho com o Exynos 5 octa-core fique ciente que o mesmo só irá ter 4 núcleos ativos como o Nvidia Tegra 3, Tegra 4 e o Qualcomm Snapdragon 600 e 800.

Veja as especificações do Galaxy S4, seus acessórios e suas novidades em software 

Conteúdo original do site Ajudandroid
0 6 870 15 março, 2013 Notícias março 15, 2013

About the author

Escritor e dono do ajudandroid.com.br, com a mente focada em trazer notícias, jogos, aplicativos e informações diferentes do mundo Android.

View all articles by Marcos Gonçalves da Silva

6 comments

  1. Rogério Magrão

    Acho q ela me enganou tbem com o Galaxy S3 nacional, pq o meu caiu de uma altura de 40cm e a tela trincou inteirinha.
    Detalhe: pra trocar a tela, a autorizada pede R$ 750,00 kkkkkkk

    Gorila Glass?

    Reply
    1. Marcos Gonçalves da Silva

      Kleiton depende do aparelho 80cm pode ser fatal como aconteceu com o Rogério, mas nas quedas o que conta mesmo é a sorte, já que pode cair de alturas maiores e simplesmente não acontecer nada.

      Reply
  2. Leomuricy

    A Samsung não enganou ninguém nesse caso… Quem viu a apresentação do Exynos Octa na CES2013 viu que a Samsung falou VÁRIAS vezes que tratava-se da arquitetura big.LITTLE da ARM e que havia 4 núcleos Cortex A15 e 4 A7, com o objetivo de gerar maior eficiência energética.
    Nos EUA, é comum usar OCTA pra identificar esse tipo de arquitetura de processadores, usando o termo eightcore para identificar 8 núcleos reais de processamento simultâneo.

    Reply
    1. Marcos Gonçalves da Silva

      Leomuricy curiosamente até a Qualcomm falou que a Samsung quer ganhar vantagem colocando OCTA no nome do seu processador para que os consumidores pensarem que estão adquirindo um processador melhor quando na verdade estão levando somente um processador quad-core, se a Samsung quisesse ser honesta porque não alterar o nome para dual quad-core, por exemplo, imagina você ir na loja e ver octa escrito no processador para seu PC e depois descobrir que ele funciona somente como quad-core alterando entre dois processadores, só de colocar octa no nome do processador já vai fazer muitas pessoas acreditarem que é um processador de oito núcleos o que não é a realidade, lembre-se que nem todo mundo acompanha as notícias sobre tecnologia, por isso hora ou outra alguém vai se senti enganado pela Samsung.

      Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Pesquise