Todos os aplicativos de backup que eu conhecia até hoje sempre precisava de acesso root liberado nos aparelhos, agora com o aplicativo Carbon você pode fazer backup e sincronizar facilmente qualquer dispositivo Android.

Fazendo backup dos dados dos aplicativos e jogos no Android sem precisar de root usando o Helium

O procedimento de Backup é fácil confira:

1. Primeiro baixe o Helium em seu Android

2. Baixe o Helium Desktop para seu PC, ele tem versões para Windows, Linux e MAC

3. Certifique que tenha instalados os drives do seu aparelho, caso não tenha basta ir no site da fabricante e baixar o mesmo (se necessário reinicie o PC)

4. Agora abra o Helium Desktop no seu PC

5. No dispositivo vá em configurações, opções de desenvolvedor e ative a depuração USB, se estiver usando uma versão abaixo da 4.0 essa opção se localiza em configurações, aplicativos, desenvolvimento e finalmente ative a depuração USB.

6. Abra o Helium no Android irá aparecer algumas instruções vamos ver o que temos que fazer:

Primeiro; conecte o smartphone/tablet no PC

Segundo; aperte em Enable PTP e ok logo em seguida se não mudar automaticamente aperte na barra de notificações depois em USB e escolha PTP

Terceiro; se o Helium desktop não estiver aberto abra agora

7. Pronto agora você pode desconectar o cabo do PC e do dispositivo

8. Agora você pode escolher os aplicativos e jogos que você quer gravar os dados, logo depois aperte em backup.

9. Na versão grátis só podemos salvar o backup no cartão de memória ou memória interna do aparelho, na versão paga você pode sincronizar e salvar os dados no Google Drive, Dropbox ou no BOX.

Os desenvolvedores avisam que os dispositivos da Motorola não funcionam direito com o Helium por um bug no mecanismo de backup da maioria dos aparelho que deverá ser corrigido pela própria Motorola, mas você dono de um Motorola pode baixar o aplicativo no site Backup e instalar em seu aparelho e testar se funciona corretamente.

Helium é um aplicativo dos desenvolvedores ClockworkMod e está perfeito, ótimo para qualquer pessoa e por não precisar de root para salvar principalmente os salves dos seus jogos, isso é muito bom e deveria vim com o sistema Android de fabrica porque é muito chato sempre que precisar desinstalar um jogo para ter um pouco mais de espaço ter que começar tudo do começo quando instalar o jogo novamente ou quando é necessário a troca de ROM ou simplesmente uma restauração de fábrica.

Só lembrando que ao desligar o dispositivo será necessário repetir os passos novamente.

Gostou da matéria? Não deixe de compartilhar!

Conteúdo original do site Ajudandroid
Atualização 03/11/2013
Troca do nome Carbon pelo novo Helium